Sabia o que pode e o que não pode usar no Micro-ondas

dicas-micro-ondas-uso-seguro

Sabia o que pode e o que não pode usar no Micro-ondas

Ninguém nega que o micro-ondas é um dos itens mais práticos em uma cozinha, mas algumas dúvidas ainda pairam sobre este eletrodoméstico. Entenda o que pode e o que não pode ir a este forno e aprenda a usá-lo com segurança!

Utilize o micro-ondas sempre em recipientes de vidro ou em um plástico próprio para uso no eletrodoméstico. Quando for preparar alimentos que tenha uma receita ou informações de uma embalagem, siga o que for determinado.

Alguns fornos têm botões específicos de receitas pré-programadas, com o tempo utilizado de acordo com o tipo do alimento, mas vale a pena sempre ficar atento. Não exagere no período que ele fica em execução. Sempre dê uma conferida.

Como existem variados modelos com recursos diferentes, adquira o micro-ondas que seja mais útil para suas necessidades, garantindo um bom uso do aparelho. Um exemplo disso é a função grill, que, muitas vezes, acaba não sendo aproveitada, caso seu fogão também possa gratinar os alimentos.

facilidade-cozinha-micro-ondas

O que não pode!

Um exemplo pode ser presenciado realizando um simples teste, aquecendo um copo com água. Dependendo do tempo de aquecimento, o líquido pode ferver dentro do micro-ondas, mas sem entrar em ebulição, pois não será observada a formação de bolhas. O simples movimento de retirada do copo pode ocasionar a chamada ebulição repentina, que faz com que a água quente esparrame, podendo até causar um acidente.

Evite realizar o aquecimento em recipientes como um pote de plástico comum, por exemplo, principalmente com alimentos gordurosos. O plástico aquecido pode liberar gases tóxicos, além de derreter.

Outro produto que jamais deve ser utilizado dentro de um micro-ondas é o papel alumínio, pois ele funciona como uma espécie de refletor de ondas, com risco até de causar um incêndio no aparelho.

Borrachas envelhecidas também podem falhar, não realizando a completa vedação, liberando as micro-ondas nas proximidades do aparelho. Portanto, cuidado no preparo de suas receitas!

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

20 + três =