Aprenda como economizar energia com o ar-condicionado

economizar-energia-ar-condicionado

Aprenda como economizar energia com o ar-condicionado

O verão acabou no calendário oficial, mas a realidade da nossa região é que faz muito calor o ano todo. Isso sem falar nos locais onde todas as estações acontecem no mesmo dia, com temperaturas chegando perto dos 30oC em alguns períodos.

Nesse caso, sorte de quem tem um ar-condicionado, não é mesmo? Mais ou menos: embora seja um alívio para os dias mais quentes, esse aparelho pode ser um verdadeiro vilão no consumo de energia. Por isso, nós separamos algumas dicas para te ajudar a economizar com o ar-condicionado sem ter que derreter de calor:

1. Fique de olho na etiqueta

aprenda a economizar energia com o ar condicionado

Se você está pensando em comprar um aparelho de ar-condicionado, não deixe de observar se ele apresenta o Selo Procel de Economia de Energia. Essa etiqueta garante que o modelo escolhido está entre os condicionadores de ar que apresentam os melhores níveis de eficiência energética.

2. Vale a pena investir em recursos especiais

aprenda a economizar energia com o ar condicionado

Na hora da compra, não caia na tentação de fazer uma economia que pode se revelar um gasto ainda maior durante o uso. Por isso, é preferível investir alguns reais a mais em modelos que tenham recursos de programação como o timer e o sleep.

3. Verifique se o aparelho é adequado para o seu ambiente

aprenda a economizar energia com o ar condicionado

Não adianta muita coisa instalar um aparelho de ar-condicionado recomendado para um cômodo de 12 m² em uma sala comercial de 50 m². Se o seu condicionador de ar não é suficiente para o tamanho do ambiente, pode ser mais interessante comprar mais uma unidade ou mesmo trocar de aparelho – do contrário, você só vai desperdiçar energia enquanto continua passando calor.

4. Siga as recomendações de instalação

aprenda a economizar energia com o ar condicionado

Uma instalação inadequada pode fazer o consumo de energia de um ar-condicionado aumentar em até 20%. Portanto, ao decidir onde ele vai ficar, observe se a condensadora (parte externa) terá uma boa circulação de ar e ficará protegida dos raios solares diretos, sem que as grades sejam bloqueadas.

5. Lembre-se do princípio do balão de ar quente

aprenda a economizar energia com o ar condicionado

Aqueles lindos balões de ar quente que colorem os céus conseguem voar porque o ar quente é menos denso que o ar frio. Portanto, para que seu aparelho de ar-condicionado consiga resfriar o ambiente sem desperdiçar energia, ele deve ser instalado em pontos mais altos, de forma que o ar resfriado desça e ocupe todo o cômodo.

6. Mantenha uma temperatura moderada

aprenda a economizar energia com o ar condicionado

Pode parecer tentador colocar o ar-condicionado em 11 oC quando o dia está muito quente, mas a verdade é que uma temperatura entre 22 oC e 24 oC já será bastante confortável para a maior parte das pessoas – e sem gastar tanta energia assim.

Share this post

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

9 + dois =